Jacó Marra da Silva
Conforme pesquisas do professor Oswaldo Diomar, o Ajudante Jacó Marra da Silva chegou na região de Carmo do Cajuru por volta de 1775 pois nesse ano "...entrou na justiça contra Manoel Gomes Pereira sobre terras da Jacuba e Empanturrado..." ( Oswaldo Diomar - História de Carmo do Cajuru ( 1747 - 2000 ) 2º Edição ). Ele era casado com Narcisa Rodrigues da Silva Rosa, ela era filha do Capitão Manoel de Medeiros Rosa e de Faustina Rodrigues da Silva. Parece-nos que Jacó Marra da Silva, o primeiro com este sobrenome na região, veio de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto,com a familia, para a herança que sua esposa havia recebido com o falecimento do pai, é uma hipótese. Ele é citado, por exemplo, no testamento ( feito em 1803 ) do Capitão José Teixeira Ribeiro:
"Declaro que fui c.c. dona Isabel Felícia da Silva, de cujo matrimônio tive duas filhas por nome Maria e Joaquina, que ao presente se acham ainda solteiras em casa do ajudante Jacob Marra, seu tio;"( resgatedahistorya.blogspot.com.br ) de fato a esposa do Capitão era irmã da esposa do Jacó Marra da Silva. Ele é citado em um processo contra o português José da Cunha Ribeiro que havia comprado terras em Cajuru e não conseguiu paga´-las, Jacó Marra da Silva e o alferes Joaquim Soares Braga foram fiadores do José da Cunha Ribeiro, o processo foi aberto em Pitangui em 1811.
Existe também um fragmento de um documento sobre carta enviada a Manuel Joaquim Pereira Coutinho sobre dízimos de Tamanduá e Vila de Pitangui datada de 04/03/1790 onde figura seu nome:
Existe também um fragmento de um documento sobre carta enviada a Manuel Joaquim Pereira Coutinho sobre dízimos de Tamanduá e Vila de Pitangui datada de 04/03/1790 onde figura seu nome:
![]() |
Arquivo Público Mineiro - Secretaria de Governo da Capitania |
Jacó Marra da Silva faleceu provavelmente em 1815. De acordo com informações conseguidas com o genealogista Lênio Luiz Richa, ele era natural de Chaves, arcebispado de Braga, Portugal, mas não conseguimos confirmar, também nao conseguimos a data de seu nascimento, quando veio para o Brasil e nem quem eram seus pais e se tinha irmãos.
O professor Oswaldo Diomar em seu livro "Genealogia de Carmo do Cajuru" lista os seguintes filhos de Jacó Marra da Silva e Narcisa Rodrigues da Silva Rosa:
- Martinho Marra da Silva, casado com Ana Esméria da Silveira
- Cristino Marra da Silva, casado com Filomena Alves de Queirós
- Faustina Marra da Silva, casada com o Capitão Manoel Rodrigues Braga
- Joaquim Marra da Silva, solteiro
- Policárpia Marra da Silva, casada com Francisco Alves Filgueiras, estabeleceram-se na região de Cantagalo RJ conforme o Lênio Luiz Richa ( http://www.genealogiabrasileira.com/cantagalo/cantagalo_marra.htm ), ele diz que no inventário do Jacó Marra da Silva consta ainda os seguintes filhos que, curiosamente, não constam no livro do professor Oswaldo Diomar:
- Francisco Marra da Silva, 16 anos de idade em 1815
- Manoel Marra da Silva, 15 anos de idade em 1815
- Paulo Marra da Silva, 13 anos de idade em 1815
- Jerônimo Marra da Silva, 10 anos de idade em 1815
Estas são, por enquanto, as informações que conseguimos daquele que foi o primeiro "Marra"que se tem conhecimento a estabelecer-se na região de Carmo do Cajuru. Seus descendentes espalharam-se por Itaúna, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu, Divinópolis, Cláudio, Itaguara e várias outras cidades. Em uma próxima publicação trataremos dos filhos do Jacó Marra da Silva.
Prezado Denio Marra,
ResponderExcluirSomos da mesma família! Sou natural de Itaúna, bisneto de Joaquim Nogueira Marra (1918-1992), filho de José Juca Marra e Guaraciaba Nogueira Duarte. Você sabe quais são os ascendentes desta parte da família? Adorei o seu blog.
Obrigado pelo trabalho!
Caio Viana
Olá Caio,
Excluirque bom receber seu contato. Vou pesquisar no material que possuo e assim que possivel comunico-te, um abraço, Denio.
Olá Caio, o que consegui apurar foi o seguinte:
Excluir- José Juca Marra, filho de Jacó Marra da Silva(jr) e de Clementina Amélia Nogueira Duarte.
- Jacó Marra da Silva(jr), por sua vez, era filho de Jacó Marra da Silva e de Purcina Nogueira Penido.
-Jacó Marra da Silva era filho do Alferes Martinho Marra da Silva que tem artigo especifico no blog, espero te-lo auxiliado, um abs.