"Marra", da Itália para o mundo ( II )
Diz o ilustre professor Oswaldo Diomar ( in memorian ) em sua obra "Genealogia de Carmo do Cajuru (2004 ), sobre o "Marra", "...Família... italiana, mais precisamente de Nápoles, que passou a Portugal no reinado de D.Manoel I ( 1495 - 1521 )" ( Enciclopédia Nova Barsa 1996 ) e continua :"...Andrea Marra (André Marra), excelente violinista e compositor italiano, natural de Nápoles, foi para Lisboa, contratado para o serviço da Câmara e Capela Real, no tempo de D.José I ( 1714 - 1777 ), rei de Portugal a partir de 1750 ". ( Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ). De Andrea Marra ( André Marra ) conseguimos a cópia de um documento referente ao pagamento de músicos, em que figura seu nome:
Sabemos também que participou da Irmandade da Gloriosa Virgem e Mártir Santa Cecília, pois consta seu nome na fundação da mesma ( ou re-fundação ) de 19/02/1750.
Bom, de Portugal vieram membros da família Marra para o Brasil, e não só de Portugal, diretamente da Itália e de outras partes do mundo também, basta pesquisar em listas de navios de seculo XIX que aportaram com imigrantes no Brasil.
Na região centro oeste de Minas Gerais o primeiro Marra foi Jacó Marra da Silva, que figura como "Ajudante", cargo que ainda não conseguimos esclarecer. Ele chegou na região de Carmo do Cajuru por volta de 1775, ano em que há documentos comprovando sua presença. Jacó Marra da Silva foi casado com Narcisa Rodrigues da Silva Rosa ( filha do capitão Manoel de Medeiros Rosa e de d. Faustina Rodrigues da Silva ), parece-nos que residiam em Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto e de lá vieram para a região de Carmo do Cajuru. O genealogista Lenio Luis Richa informou-nos que Jacó Marra da Silva era natural de Chaves, arcebispado de Braga, Portugal. O professor Oswaldo disse-nos que seu inventário estava em Pitangui, em mau estado de conservação e que não era possível manuseá-lo e que seu testamento não foi encontrado. Em várias pesquisas, até o momento, não conseguimos encontrar informações sobre ele tais como nascimento, casamento.
Em uma próxima postagem trataremos sobre Jacó Marra da Silva, referencias a ele e seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Caro visitante, não é permitido comentários com teor discriminatório, seja religião, raça, cor, gênero e não é permitido comentários que ofendam, denigram ou insultem qualquer pessoa ou entidade.