Ainda sobre o sobrenome "Marra"
Conforme expus em minha primeira postagem, o sobrenome "Marra" encontra-se, em alguns textos que circulam, envolto desnecessariamente em dúvidas quanto a sua origem. O fato é que o sobrenome originou-se na região de Nápoles, na Itália. O "Marra" é uma evolução do "della Marra", que por sua vez vem do "De la Mare", dos antigos normandos que fixaram-se no sul da Itália. Há de ter-se em conta que a língua, a ortografia e o próprio sentido das palavras sofrem mudanças no decorrer do tempo.
Também é fato que a antiguidade desse sobrenome na Itália pode ser verificada em documentos e crônicas de época, que fazem referência, por exemplo, a Niccolo Marra, senhor de Barletta, morto em um massacre no ano de 1381, a Angelo della Marra, juiz da Calabria, morto em 1283, a Giozzolino della Marra, conselheiro do rei da Sicília que faleceu entre 1277 e 1283, a Robert della Marra em 1140. Evidentemente esses antigos documentos fazem referência a nobres, proprietários de terras, pessoas que ocupavam altos cargos,etc. O trabalhador, o pobre, o de poucas posses ficavam no anonimato. Existem ainda os solares e palácios ( palazzo della Marra ) existentes que levam o nome da família de seus antigos moradores. Há ainda os brasões de família, e aqui uma ressalva porque os brasões mudavam conforme o lugar e a época para a mesma família.
Nossa intenção aqui não é mostrar a "nobreza" dessa ou daquela família, mas apenas indicar suas origens. Em nosso Brasil é desnecessário recorrer a "brasões" e a façanhas dos "nobres" na Europa ou em qualquer outra parte, estamos em um país que acolheu pessoas de todos os lugares e de todas as raças. Mas vale a informação pela curiosidade de saber de onde viemos, na linha do tempo e do espaço.
Abaixo um extrato de uma enciclopédia sobre o "Marra" que um amigo enviou-me:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO:
Caro visitante, não é permitido comentários com teor discriminatório, seja religião, raça, cor, gênero e não é permitido comentários que ofendam, denigram ou insultem qualquer pessoa ou entidade.