sábado, 20 de maio de 2017

Jacó Marra da Silva

  Conforme pesquisas do professor Oswaldo Diomar, o Ajudante Jacó Marra da Silva chegou na região de Carmo do Cajuru por volta de 1775 pois nesse ano "...entrou na justiça contra Manoel Gomes Pereira sobre terras da Jacuba e Empanturrado..." ( Oswaldo Diomar - História de Carmo do Cajuru ( 1747 - 2000 ) 2º Edição ).  Ele era casado com Narcisa Rodrigues da Silva Rosa, ela era filha do Capitão Manoel de Medeiros Rosa e de Faustina Rodrigues da Silva. Parece-nos que Jacó Marra da Silva, o primeiro com este sobrenome na região, veio de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto,com a familia, para a herança que sua esposa havia recebido com o falecimento do pai, é uma hipótese. Ele é citado, por exemplo, no testamento ( feito em 1803 ) do Capitão José Teixeira Ribeiro:
"Declaro que fui c.c. dona Isabel Felícia da Silva, de cujo matrimônio tive duas filhas por nome Maria e Joaquina, que ao presente se acham ainda solteiras em casa do ajudante Jacob Marra, seu tio;"resgatedahistorya.blogspot.com.br ) de fato a esposa do Capitão era irmã da esposa do Jacó Marra da Silva. Ele é citado em um processo contra o português José da Cunha Ribeiro que havia comprado terras em Cajuru e não conseguiu paga´-las, Jacó Marra da Silva e o alferes Joaquim Soares Braga foram fiadores do José da Cunha Ribeiro, o processo foi aberto em Pitangui em 1811. 
Existe também um fragmento de um documento sobre carta enviada a Manuel Joaquim Pereira Coutinho sobre dízimos de Tamanduá e Vila de Pitangui datada de 04/03/1790 onde figura seu nome:
Arquivo Público Mineiro - Secretaria de Governo da Capitania

Jacó Marra da Silva faleceu provavelmente em 1815. De acordo com informações conseguidas com o genealogista Lênio Luiz Richa, ele era natural de Chaves, arcebispado de Braga, Portugal, mas não conseguimos confirmar, também nao conseguimos a data de seu nascimento, quando veio para o Brasil e nem quem eram seus pais e se tinha irmãos.
O professor Oswaldo Diomar em seu livro "Genealogia de Carmo do Cajuru" lista os seguintes filhos de Jacó Marra da Silva e Narcisa Rodrigues da Silva Rosa:
- Martinho Marra da Silva, casado com Ana Esméria da Silveira
- Cristino Marra da Silva, casado com Filomena Alves de Queirós
- Faustina Marra da Silva, casada com o Capitão Manoel Rodrigues Braga
- Joaquim Marra da Silva, solteiro
- Policárpia Marra da Silva, casada com Francisco Alves Filgueiras, estabeleceram-se na região de Cantagalo RJ conforme o Lênio Luiz Richa ( http://www.genealogiabrasileira.com/cantagalo/cantagalo_marra.htm ), ele diz  que no inventário do Jacó Marra da Silva consta ainda os seguintes filhos que, curiosamente, não constam no livro do professor Oswaldo Diomar:
- Francisco Marra da Silva, 16 anos de idade em 1815
- Manoel Marra da Silva, 15 anos de idade em 1815
- Paulo Marra da Silva, 13 anos de idade em 1815
- Jerônimo Marra da Silva, 10 anos de idade em 1815

Estas são, por enquanto, as informações que conseguimos daquele que foi o primeiro "Marra"que se tem conhecimento a estabelecer-se na região de Carmo do Cajuru. Seus descendentes espalharam-se por Itaúna, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu, Divinópolis, Cláudio, Itaguara e várias outras cidades. Em uma próxima publicação trataremos dos filhos do Jacó Marra da Silva.


3 comentários:

  1. Prezado Denio Marra,

    Somos da mesma família! Sou natural de Itaúna, bisneto de Joaquim Nogueira Marra (1918-1992), filho de José Juca Marra e Guaraciaba Nogueira Duarte. Você sabe quais são os ascendentes desta parte da família? Adorei o seu blog.

    Obrigado pelo trabalho!

    Caio Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio,
      que bom receber seu contato. Vou pesquisar no material que possuo e assim que possivel comunico-te, um abraço, Denio.

      Excluir
    2. Olá Caio, o que consegui apurar foi o seguinte:
      - José Juca Marra, filho de Jacó Marra da Silva(jr) e de Clementina Amélia Nogueira Duarte.
      - Jacó Marra da Silva(jr), por sua vez, era filho de Jacó Marra da Silva e de Purcina Nogueira Penido.
      -Jacó Marra da Silva era filho do Alferes Martinho Marra da Silva que tem artigo especifico no blog, espero te-lo auxiliado, um abs.

      Excluir

ATENÇÃO:
Caro visitante, não é permitido comentários com teor discriminatório, seja religião, raça, cor, gênero e não é permitido comentários que ofendam, denigram ou insultem qualquer pessoa ou entidade.